quinta-feira, 24 de abril de 2008

Vencendo o dia Mal


“Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.” (Ef 6.13)

Quero conversar um pouco com você sobre aquilo que Paulo chama de ‘dia mau’. Dias de tristeza em que os pensamentos e sentimentos se confundem e nos deparamos com a nossa humanidade. Dias para não tomar decisões, mas sim posições. É dia de parar tudo e somente olhar para o Senhor.

Em Ef 6.14, Paulo diz: “Estai, pois, firmes...”. Estar firme é: não cair. E cair não é chorar ou sentir tristeza. Cair é tomar atitudes de desistência. Deixar o arado, olhar para trás e voltar ao pecado.

Nos momentos mais difíceis, quando a única opção é chorar com o Senhor, ali eu estou sendo firme. O Sl 125.1 diz que os que confiam no Senhor são como os montes de Sião que não se abalam, mas permanecem! Quando busco ao Senhor eu estou praticando a minha confiança Nele. E ele sempre corresponderá a nossa procura por Ele!

Hoje eu amanheci tomada por esta convicção! Eu sei o que é se sentir incompreendida. A maioria das pessoas não sabe lidar com as fraquezas do próximo. Não entendem você estar no altar fluindo na unção e no dia seguinte você estar triste. Não estou dizendo que você deve ‘curtir’ à tristeza, isso nunca! Apenas quero compartilhar o entendimento que tenho recebido de que esses momentos vêm sobre todos nós e precisamos saber como agir.

Naqueles dias em que o seu único desejo é sumir, você pode até ir, mas quando chegar na sua caverninha, irá encontrar o Senhor te esperando (Sl 139). Elias matou 450 profetas de Baal, mas sentiu medo de Jezabel e fugiu para o deserto (I Rs 19). E o que Deus fez? Foi atrás dele. Isso é tremendo! E o Anjo do Senhor lhe preparou pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água e lhe mandou comer e beber. Precisamos comer e beber da presença de Deus. Precisamos decidir por sua presença todos os dias. É ali que eu posso me encher de alegria e esperança mesmo em um dia ruim. Jesus é a nossa esperança. (Sl 71.5). Quanto mais cheio de Deus, mais cheio de esperança!

Elias foi fortalecido por aquela comida e conseguiu caminhar até o monte Horebe, o Monte de Deus. Isso me lembra um Salmo: “Elevo os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro. O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra.” (Sl 121.1-2).Mesmo no vale, podemos elevar os olhos para os montes e contemplar o socorro do Senhor! Porque Ele fez o céu (o que não podemos ver e entender) e a terra (o que é visível diante dos nossos olhos naturais).
Mesmo na terra, contemple o céu. Olhe adiante. Maior é o que está em nós!
Só não podemos esquecer Ef 6.13: “depois de terdes feito tudo”. Triste ou não amados, temos trabalhar, ir à escola, à faculdade, servir ao Senhor com nossos dons, talentos. Cumprir o chamado! O que tem que ser feito; seja feito. Precisamos crescer.“Quero trazer a memória, aquilo que me pode dar esperança.” (Lm 3.21)“Lembro-me dos dias antigos; considero todos os teus feitos; medito na obra das tuas mãos.” (Sl 143.5)Nos dias em que, até mesmo sem motivo aparente, você se sentir triste, contemple o Senhor. Olhando para Ele seremos iluminados e fortalecidos para vencer o dia mau; permanecendo firmes até o fim.

Por Thais Monteiro Brum

Nenhum comentário: